terça-feira, 3 de dezembro de 2013

EXPLORAÇÃO SEXUAL É TEMA DE DEBATE EM IGARASSU


Na manhã desta terça-feira (3) o auditório da Faculdade de Igarassu foi cenário de palestra voltada para a Jornada de Enfrentamento ao Tráfico Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi promovido pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), com apoio do 17º BPM e da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA).

Estiveram presentes ao evento o comandante do 17º BPM, coronel José Hailton, oficiais e praças da Corporação, bem como guardas municipais, policias civis, conselheiros tutelares e demais autoridades civis da sociedade.

Além de palestras, o evento contou com a exibição de filmes e documentários voltados para a exploração sexual de crianças e adolescente nas estradas, área ribeirinhas das regiões Norte e Nordeste o país. O objetivo do encontro visou alertar o público presente sobre a existência do fato e conscientizar a necessidade de multiplicar informações no intuito de inibir, bem como denunciar a prática do crime.

A jornada é uma parceria com diversos órgãos operacionais, que visa promover estratégias para a realização das ações preventivas no Estado, no intuito de identificar pontos vulneráveis à exploração sexual do público-alvo. A operação utiliza um micro-ônibus para visitar as cidades. Piloto (Gravatá, Garanhuns, Petrolina, Araripina, Salgeuiro, Serra Talhada, Carpina, Igarassu, Surubim e São Lourenço da Mata).

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao tráfico de Pessoas (NETP/PE) da SDS, Jeanne Aguiar, a utilização do micro-ônibus nas Jornadas visa expandir as ações. "Vamos fazer o atendimento às vítimas e familiares de vítimas. Além disso, o objetivo é capacitar agentes multiplicadores e transmitir ao público em geral conhecimento sobre o crime de tráfico de pessoas”, enfatizou.