quarta-feira, 13 de março de 2013

POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO COMEMORA DIA DA MULHER


O Dia Internacional da Mulher foi comemorado na Polícia Militar de Pernambuco com uma solenidade alusiva aos 30 anos de ingresso da policial militar feminino nas fileiras da Corporação. O evento foi realizado na manhã desta sexta (8) no auditório do Banco Central, situado na rua da Aurora. 
O evento contou com as presenças do secretário de Defesa Social, Wilson Salles Damázio, do comandante geral da Corporação, coronel Luís Aureliano de Barros Correia, do chefe do Estado Maior Geral, coronel Éden Vespaziano, bem como demais autoridades civis e militares.

O comandante geral, Luís Aureliano, destacou a importância do evento. “A iniciativa da Assessoria de Comunicação Social da PMPE em realizar esse evento nos faz refletir mais ainda sobre o papel da mulher em nossa Corporação, principalmente pelo ato pioneiro de inserir nas fileiras da Corporação o 1º grupamento”, disse o oficial.  

Dentro da programação houve exibição de vídeo retratando um pouco dos 30 anos de história, experiências, desafios e muitas vitórias das mulheres que integram a Corporação, homenagens a 16 policiais militares integrantes da 1ª turma e mulheres da sociedade civil.

Cinco oficiais da PMPE e uma personalidade civil, que contribuíram e tiveram papeis determinantes no ingresso e formação das alunas em 1983, participaram do evento. Trata-se do coronel José Moisés Morais de Souza (na ocasião comandante da Companhia do curso); os coronéis Rivo Ribeiro Silva e Marcos Vinícius de Oliveira (comandantes do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP), coronel Walter Benjamim de Medeiros (comandante Geral da PMPE, onde o curso foi desenvolvido) e Roberto Magalhães (governador do Estado na época).

Roberto Magalhães agradeceu o convite e falou sobre o evento. “É gratificante ter colaborado com o ingresso da mulher na PM, pois significa conquista no mercado de trabalho e justa igualdade”, falou.

Para uma das homenageadas, a coronel da reforma remunerada Eunice Maria Ramos, a emoção é evidente. “Uma alegria toma conta de mim em saber que faço parte da PMPE, um sentimento de dever cumprido”, disse emocionada.   

A jornalista Mônica Silveira proferiu palestra dando ênfase a grandeza da mulher no Estado, em especial da policial militar de Pernambuco.