quarta-feira, 14 de novembro de 2012

QCG É CENÁRIO DO LANÇAMENTO DA 4ª EDIÇÃO DO LIVRO O CANTO DO ACAUÃ





A 4ª edição do livro "O Canto do Acauã, da professora e acadêmica Marilourdes Ferraz, será lançada no  dia 14 de novembro, às 16h, no Salão Nobre do Quartel do Derby. A obra é baseada nas memórias do sertanejo da região do Vale do Pajeú e profundo conhecedor da terra e daquela gente, coronel PM Manoel de Souza Ferraz, que participou diretamente da história narrada no livro - do prólogo ao epílogo.

O oficial foi comandante geral das Forças Volantes e das Forças de Combate contra o Banditismo - FCCB, esta, sediada em Jeremoabo/BA, atuando em todos os estados que compunham, então, o Nordeste.

A obra clássica é considerada por renomados acadêmicos do país uma das mais importantes sobre o tema para o melhor entendimento do conflito entre bandidos e homens de bem, cuja narrativa expressa também episódios como o do Reino da Pedra Bonita, do Enforcado e dos Fanáticos de Pau-de-Colher, bem como revoluções, personagens legendários, beatos, místicos religiosos, construtores de vilarejos, que marcham e cruzam com Forças Volantes, cangaceiros, soldados do Batalhão Patriótico e Coluna Prestes.