terça-feira, 28 de agosto de 2012

RÁDIO PATRULHA COMEMORA SUA FUNDAÇÃO



O Batalhão de Rádio Patrulha (BPRp), da Polícia Militar de Pernambuco, comemorou nesta segunda-feira (27) seu 61º Aniversário de fundação. A solenidade aconteceu na Alameda Central do Quartel do Comando Geral, no Derby, reunindo dezenas de policiais militares, entre oficiais, graduados e praças, tanto da unidade homenageada, quanto dos demais órgãos da Corporação.

A Festividade foi iniciada com as continências regulamentares ao Coronel Luís Aureliano de Barros Correia, Comandante Geral da PMPE, sendo realizada, em seguida, a leitura da mensagem em homenagem a Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva), cujo nascimento em 25 de agosto ficou eternizado como sendo o Dia do Soldado, data esta que marca também a fundação oficial da Rádio Patrulha, que tem como lema: “Sentido alerta Patrulheiros, pelo dever de bem servir.”

Foram promovidas as entregas das Medalhas de Serviço Policial Militar de 20 e 10 anos a PMs da Rádio Patrulha e de outras unidades - num total de 26 agraciados, além do Brasão da Raio a 22 policiais militares considerados Destaques Administrativos e Operacionais, nas cores Azul, Verde e Preto, significando o recebimento, ao longo de um ano, de um elogio, dois e três, respectivamente.

Ao final, foi prestado pela ONG Disque-Denúncia uma homenagem tanto ao Comandante Geral, quanto ao sargento do BPRp Deodato de Oliveira.
Foi ainda realizado o tradicional desfile militar em continência à autoridade que presidiu a solenidade, ladeado pela Comandante da Raio - como é conhecido carinhosamente a unidade aniversariante, a Tenente-Coronel Conceição Antero, a maior anfitriã da cerimônia.

Estiveram ainda presentes o Secretário Executivo de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho; o Chefe do Estado Maior, Coronel Eden Vezpaziano; além de outros chefes, diretores e comandantes de setores administrativos e operacionais da instituição, bem como Ex-Comandantes da PMPE e da Rádio Patrulha, como o Coronel reformado Jorge Luiz de Moura, que prestigiou o evento.

HISTÓRICO - Em Pernambuco, no ano de 1951, procederam-se todos os preparativos para a criação da primeira unidade de Polícia Militar no país, que teria veículos dotados de rádio transmissores, assim denominados por sua característica peculiar de serviço de Radiopatrulha. Em 25 de agosto do mesmo ano, foi criada a então Companhia de Vigilância de Rádio Patrulha por ato do Governador do Estado, Agamenon Magalhães, sendo um dos principais responsáveis pela sua criação o Coronel Roberto Pessoa, à época, Comandante Geral da PMPE.