segunda-feira, 9 de julho de 2012

Segurança da Copa dá 1º passo

COMISSÃO ESTADUAL Integrantes de 32 órgãos que integram comitê para grandes eventos definiu grupos de trabalho até a competição

Pernambuco deu o pontapé inicial para elaborar o Plano Integrado de Segurança para a Copa do Mundo de 2014. Ontem, representantes de 32 órgãos que integram a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos se reuniram para definir os grupos de trabalho até a competição. Ao todo, 15 oficinas foram criadas e cada grupo terá entre seis e sete pessoas. O objetivo é traçar as principais carências de cada área e pontuar as questões prioritárias. A força-tarefa visa garantir que os imprevistos durante o evento sejam minimizados. Até setembro, as equipes terão que finalizar protocolos e entregá-los à Comissão Estadual, que após juntar todo material irá redigir o plano final de segurança ao longo da competição.
Do encontro de ontem saíram 15 relatores e 15 subrelatores que ficarão responsáveis por nortear o trabalho dos grupos. Até setembro, teremos o primeiro protótipo, que passará por um simulado para testarmos sua eficácia, explicou o presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, Humberto Freire. O teste de fogo do plano será a Copa das Confederações, que acontece entre 15 e 30 de junho do próximo ano.
Entre as temáticas das oficinas estão incluídos assuntos ligados à mobilidade urbana, segurança na internet e nas fronteiras, portos e aeroportos. Isso sem contar os esquemas de proteção diretamente ligados aos jogos, como segurança nas áreas em que serão instalados os campos de treinamento, além do esquema montado na Arena Pernambuco.
A comissão funciona como uma engrenagem e depende de todos os grupos para funcionar perfeitamente, não há protagonismo entre um ou outro órgão, todos devem trabalhar em conjunto, afirmou Humberto Freire, que também é delegado da Polícia Federal em Pernambuco.
Durante a apresentação, os palestrantes compararam o trabalho da comissão a um iceberg. A ponta do iceberg é aquilo que a população deve ficar sabendo, o resto é responsabilidade da comissão. Devemos fazer de tudo para que essa parte submersa não venha à tona, disse o representante estadual.
De acordo com o coronel Carlos Adriano Klafke, que está à frente do Planejamento de Segurança da Copa do Mundo, a missão do grupo segue o seguinte modelo: planejar, definir, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar.
Dos 12 Estados que sediarão o evento mundial, Pernambuco foi o 2º a convocar as oficinas de segurança. Minas Gerais fez semana passada e até o fim deste mês São Paulo deve iniciar o trabalho. As cidades que, além da Copa do Mundo, vão sediar a Copa das Confederações terão que se apressar, pois até março todo o esquema precisa estar pronto, afirmou o representante da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, Lorivan Bernardes.
Além do Plano Integrado de Segurança, o Mundial traz a necessidade da execução de grandes projetos de infraestrutura. Para realizar a Copa do Mundo, a Região Metropolitana do Recife receberá investimentos da ordem de R$ 2,2 bilhões, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa).
O principal foco é a área de mobilidade urbana, um dos maiores problemas enfrentados diariamente pela população. Por isso, além da acessibilidade à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, algumas obras viárias, como o Corredor Norte-Sul e a Via Mangue, por exemplo, não chegarão perto do estádio, mas carregam o carimbo da Copa do Mundo porque deverão facilitar o trânsito entre o Recife e a arena.