quinta-feira, 26 de julho de 2012

PALESTRA SOBRE O PACTO PELA VIDA

A Comitiva de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que está em viagem de estudos, em seu segundo dia de visitação ao Quartel do Derby, assistiu a uma palestra proferida pela Diretoria Geral de Operações, sobre o programa Pacto pela Vida.
O programa estadual de combate à violência já é uma referência nacional e a comitiva de oficiais ficou ciente como àquele foi estruturado, implantado e vem sendo desenvolvido ao longo de seus seis anos de gestão.
O major Santiago da Polícia Militar de Pernambuco informou aos policiais militares da PMDF sobre a adoção da implantação da análise estatística das ocorrências e como ela tem feito a diferença no combate à criminalidade no estado, assim como a ação conjunta e integrada dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social – Polícias Militar e Civil; e a elaboração de um planejamento de combate à violência.
Outro ponto bastante debatido durante a explanação foi a política de diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – os homicídios, além da parceria firmada entre as prefeituras e o Governo. “O Pacto pela Vida é uma gestão democrática que vem obtendo resultados no combate aos crimes em função da participação de todos”, disse o oficial pernambucano.
Para o coronel Cintra da PMDF, o qual coordena a comitiva, essa troca de informações é de suma importância entra as instituições. A visita da PMDF foi organizada em parceria com a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e ao final do evento, o chefe do Estado Maior da PMPE, coronel Éden Vespaziano, recebeu uma placa de agradecimento pela receptividade, a qual foi entregue pelo coronel Cintra.