segunda-feira, 9 de julho de 2012

Entrevista Osvaldo Morais VAMOS ESTANCAR QUALQUER CRISE QUE POSSA EXISTIR

O delegado Osvaldo Morais, 45 anos, está apenas sendo oficializado na função de Chefe da Polícia Civil. Como Diretor Geral de Operações, estava à frente da maioria das ações da instituição. Na posse, afirmou que vai evitar uma possível greve e dialogar com a categoria.

JC O senhor assume a chefia da Polícia Civil com a possibilidade de uma greve de policiais a qualquer momento. O que o senhor pretende fazer para evitá-la?
OSVALDO MORAIS Estou assumindo hoje (ontem), e pretendo sentar, conversar com todas as categorias, Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) e Adeppe (Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco. Mas acredito que com essas medidas anunciadas pelo governador e pelo secretário Damázio, especialmente em relação ao PJE (Programa de Jornada Extra), que é a grande celeuma, vamos conseguir estancar qualquer crise que possa existir.

JC O senhor também assume com a missão, deixada clara pelo governador, de alcançar a meta de 12% de redução dos homicídios. O que pretende fazer para consegui-la?
OSVALDO MORAIS Foi anunciada a descentralização da DGO (Diretoria-Geral de Operações). Agora serão quatro em todo o Estado, enquanto antes era só uma na capital. Pretendo potencializar as operações de repressão qualificada. O que se fazia em uma única diretoria, vamos potencializar por quatro. Pretendo continuar com o trabalho integrado com a Polícia Militar e permanecer com a boa relação que temos com o Ministério Público e o Judiciário. Vamos combater o crime organizado em qualquer âmbito.

JC Como essa descentralização deve ajudar no combate à violência?
OSVALDO MORAIS Fica mais fácil decidir quando se está perto. Vamos ter uma DGO em várias áreas, cada uma terá seu poder de decisão, sua estrutura. Assim ficará mais fácil decidir.