segunda-feira, 9 de julho de 2012

AÇÃO CONTRA ACIDENTE DE MOTO TERÁ REFORÇO

CARUARU Segunda cidade em Pernambuco com maior número de acidentes envolvendo motocicletas, Caruaru conta agora com ações coordenadas por um Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Motos. Ano passado, o município registrou 30 mortes causadas por colisões envolvendo motocicletas. A meta do comitê, que também abrange 32 cidades, é reduzir em 6% ao ano esse índice. No Hospital Regional do Agreste (HRA), as vítimas desse tipo de acidente representam mais de 70% dos pacientes que dão entrada por acidentes de trânsito.

Em Pernambuco, o município só perde para o Recife em número de acidentes de motos. Dos 118 mil veículos registrados na cidade, 43 mil são motos, diz o coordenador do Departamento de Trânsito (Detran) em Caruaru, Joaquim Queiroz. Segundo ele, que faz parte do comitê regional, as ações para tentar reduzir este número se baseiam em abordagens e fiscalizações de caráter educativo e punitivo.

Uma das metas dos comitês regionais é a municipalização do trânsito, com o objetivo de intensificar a fiscalização. Também são realizadas palestras educativas em escolas, geralmente com a participação de vítimas, convidadas para falar sobre o seus casos.

Nós temos reunião periódicas, a cada 15 dias. Fazemos um diagnóstico com o Hospital Regional do Agreste, que nos fornece informações importantes, tais como os dias em que acontecem mais acidentes e as localidades, diz o coordenador do comitê regional, Adjair Ferreira. Segundo ele, as notificações em Caruaru indicam que 49% dos motoristas beberam antes de dirigir.

Além de provocar muitas mortes, as colisões com motos são conhecidas pelas graves sequelas físicas e psicológicas. No Hospital Regional do Agreste, a maior parte dos pacientes vítimas de acidentes no trânsito estava em moto. Isaelson Pereira da Silva, 19 anos, é retrato de um drama constante na unidade de saúde. Morador de Brejo da Madre de Deus, cidade vizinha a Caruaru, ele corre o risco de ter a perna esquerda amputada, devido aos graves ferimentos decorrentes de uma colisão ocorrida na madrugada do último domingo. Um carro bateu em mim por trás e fugiu sem prestar socorro, contou.

Em outra enfermaria, o índio Tarcísio Luiz da Silva, 43, também se recupera de uma batida, que resultou em fratura exposta na perna. Há 15 dias, a moto em que ele estava foi atingida por um carro na rodovia que liga o Centro de Pesqueira à Vila de Cimbres, também no Agreste. Com a batida, a gente voou da moto. Meu amigo também ficou ferido, detalhou.

ECONOMIA
O impacto econômico causado pelos acidentes de motos também é grande, principalmente no sistema de saúde pública. Levantamento do Ministério da Saúde mostra que, em Pernambuco, o custo de inter-nações por acidentes com motociclistas pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 1.286% de 2008 a 2011, passando de R$ 184 mil para R$ 2,5 milhões. O número de mortes também aumentou no Estado, passando de 372, em 2008, para 634 óbitos em 2010.

O Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos é coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde e é integrado por vários órgãos, como o Detran, Polícias Militar e Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes de Caruaru (Destra), Secretaria Municipal de Saúde e entidades da sociedade civil.