terça-feira, 12 de junho de 2012

PMPE PROMOVEU A 37ª CORRIDA E CAMINHADA DOS GUARARAPES



O grande vencedor da 37ª Corrida dos Guararapes realizada neste domingo (10) foi o corredor Gilmar de Oliveira sagrando-se bicampeão da prova, seguido por Alan Bezerra e Daniel Henrique da Silva, todos atletas de Garanhuns. Já no feminino, “Pretinha” – Ednalva Lauriano – também conquistou seu bicampeonato seguida por Mirela Saturnino e Sara Liberato, respectivamente. “Estou contente com o tempo que fiz e participar da Corrida dos Guararapes ajuda em meu desempenho para as outras competições, as quais pretendo correr no 2º semestre”, disse Pretinha.



A competição promovida pela Polícia Militar marcou a passagem do 187º Aniversário da instituição, cuja data oficial de fundação é 11 de junho, teve como ponto de partida e de chegada o Quartel da Corporação, no Derby, com um percurso de 10 quilômetros. Milhares de corredores profissionais e amadores estavam concentrados desde as 07h, sendo dada a largada da corrida pontualmente à 08h.


Este ano houve duas novidades, que foram as realizações das provas de cinco quilômetros para iniciantes e caminhada com a mesma metragem. As três provas tiveram seus percursos passando pelas principais vias dos bairros do Derby, Boa Vista e Espinheiro.

Centenas de corredores amadores e profissionais participaram da 37ª Corrida e Caminhada dos Guararapes de Pedestrianismo, sendo registrada a presença maciça de grupos de corrida, merecendo destaque os do Batalhão de Choque, Companhia Independente de Operações em Área de Caatinga (Ciosac), Regimento Montado (Cavalaria) e da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), todos da Corporação, contando com mais de 40 integrantes.

 
Muitos atletas estavam correndo pela primeira vez a prova, como o fotógrafo e soldado Leandro Brayner, que deixou o sedentarismo há três anos e desde então vem praticando atividade física regularmente. “Comecei a fazer exercícios participando de pedaladas noturnas, gostei e hoje já participo de competições como atleta amador de duatlhon – corrida e ciclismo – e irei fazer hoje a prova dos 5 Km para iniciantes, a fim de melhorar ainda mais meu condicionamento físico”, falou.

O feminino largou primeiro e em seguida houve a largada do masculino, tendo a prova uma premiação total de R$ 4.200,00; havendo a entrega de cheques para os três primeiros nas categorias 10 Km feminino e masculino, o mesmo para os militares feminino e masculino, que também realizaram a mesma distância. Houve ainda a entrega de troféus aos três primeiros colocados em cada categoria por faixa etária e a distribuição de medalhas de participação a todos os concluintes da prova.

MILITARES – Os três primeiros militares classificados na prova masculina foram Jonata José Freitas, de 27 anos; Antônio Laurindo e Anderson Magno, respectivamente. Já no feminino houve a conquista do bicampeonato por Milena Bezerra, também de 27; seguida por Flávia Ventura e Narjara Queiroz. “Fui bicampeã e participo todos os anos da Corrida dos Guararapes”, comentou a vencedora da categoria militar feminino. Por equipes a campeã foi a CIOE seguida do BPCHoque.

Todos os vencedores receberam seus troféus das mãos do chefe do Estado Maior, coronel Carlos Feitosa, que prestigiou o certame esportivo. A Banda de Música da PMPE também esteve presente e apresentando-se ao público presente.

Confira o resultado final da 37ª Corrida e Caminhada dos Guararapes de Pedestrianismo:


1. 5 KM INICIANTES
1º LUGAR – ELENILDO SOBRAL (18”08)
2º LUGAR – CARLOS FLAVIANO (20”08)
3º LUGAR – JAMILDO ALMEIDA (21”00)

2. 10 KM MASCULINO
1º LUGAR – GILMAR DE OLIVEIRA (32”04)
2º LUGAR – ALAN BEZERRA (32”05)
3º LUGAR – DANIEL HENRIQUE DA SILVA (32”05)

3. 10 KM FEMININO
1º LUGAR – EDNALVA “PRETINHA” LAURIANO (36”45)
2º LUGAR – MIRELA SATURNINO (37”05)
3º LUGAR – SARA LIBERATO (40”13)

4. 10 KM MILITAR MASCULINO
1º LUGAR – JONATA JOSÉ FREITAS (36”51)
2º LUGAR – ANTÔNIO LAURINDO (39”55)
3º LUGAR – ANDERSON MAGNO (41”01)

5. 10 KM MILITAR FEMININO
1º LUGAR – MILENA BEZERRA (47”26)
2º LUGAR – FLÁVIA VENTURA (49”30)
3º LUGAR – NARJARA QUEIROZ (51”41)