segunda-feira, 4 de junho de 2012

3º BATALHÃO COMEMORA MAIS UM ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO

SEDE da unidade fica em Arcoverde no Sertão de PE

 

No dia 02 de junho de 1908, através da Lei nº 916 a força pública do estado, nome dado na época à Polícia Militar, passa a existir com três Batalhões de Infantaria. Na oportunidade, ficava o 3º Batalhão alojado juntamente com o 2º BPM na Praça Barão de Lucena localizada em Recife. A unidade se encarregava do policiamento dos municípios do interior do estado, sendo encarregado o 3º Batalhão de Infantaria Estadual de patrulhar as cidades desprovidas de linha férrea.

 

Por volta de 1918, levados por problemas de banditismo no município de Triunfo, acarretando, inclusive na morte de um juiz daquela comarca, o 3º Batalhão de Infantaria Estadual é parcialmente transferido àquela cidade, onde após alguns anos de permanência retorna para a capital pernambucana juntamente com o 2º BPM instala-se no Quartel da esquina da Rua do Imperador com a Praça da República, lá permanecendo até idos de 1924.

 

Nessa ocasião, foram novamente transferidos para o Forte das Cinco Pontas no Recife, sendo remanejado para a cidade de Floresta em 10 de Novembro de 1928.Durante sua estada em Floresta, o 3º BPM vivenciou momentos difíceis durante a Revolução de 30, ficando famoso devido a um fato ocorrido no dia 06 de Outubro daquele ano, que passou a história com o nome de “Quartelada”, onde oficiais daquele batalhão voltaram-se contra seu comandante, acarretando na morte de um tenente e de um major como também o ferimento do comandante.

 

Esse episódio teve uma conotação imediata que, depois iria mudar seu rumo, haja vista o sentido tomado pelos acontecimentos revolucionários, na capital do estado e em outros pontos do país. No dia 21 de outubro de 1947 era inaugurado o Quartel na Rua Siqueira Campos, que ficou ocupado pelos 2º e 3º Batalhões de Caçadores da Polícia Militar de Pernambuco.

 

Em 02 de Fevereiro de 1959, desvencilha-se definitivamente do 2º Batalhão de Caçadores, sendo transferido para a cidade de Arcoverde, instalando-se provisoriamente na Av. Severiano José Freire, nº 421, quando em 1978 muda-se definitivamente para o prédio construído pelos artífices da própria Corporação, situado às margens da BR-232, recebendo no dia 12 de maio de 1982, por força do Decreto nº 7663 a denominação histórica de Batalhão Martim Soares Moreno.

 

O 3º Batalhão tem como sua organização básica atualmente, assim como os demais unidades de área, o Comando, Estado Maior, e quatro companhias; sendo que a primeira está localizada na própria Sede da OME; a 2ª aquartelada em Custódia, a terceira sediada em Ibimirim e a Quarta na cidade da Pedra, tendo como área e atuação 10 municípios no Sertão do Moxotó e Ipanema.