quarta-feira, 23 de maio de 2012

CPA-1 PROMOVE PALESTRA DO CORONEL GIRALDI


CORONEL Giraldi também esteve no Agreste do estado

 

Na manhã da terça-feira (22), no auditório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), em Caruaru, o consultor de segurança e coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, Nilson Giraldi, realizou uma palestra voltada para os 152 concluintes dos cursos de professor e usuário do Método que leva o seu nome: Tiro Defensivo para a Preservação da Vida – Método Giraldi, realizados no 4º BPM e que foi promovido pelo Comando de Policiamento do Agreste 1 (CPA1).

Quem esperava por uma palestra enfadonha e massivamente técnica, surpreendeu-se com o oficial da PM paulista, que não se limitou a transmitir os benefícios do método e sua utilização prática, mas estendeu-se a assuntos diversos que influenciam a vida do policial e lhe possibilita uma vida saudável, refletindo no seu desempenho e qualidade do serviço. Parte do “bate papo”, como ele assim definiu, foi dedicado a assuntos que dizem respeito às relações humanas e à qualidade de vida, evoluindo sua fala por assuntos como direitos humanos, alimentação, família, sexo, drogas, espiritualidade e outros que desembocam na melhoria da condição humana.

Quando o assunto é o método que ele idealizou, o coronel defende com entusiasmo dizendo que “quando aplicado à vida real, é capaz de reduzir em até 95% o número de mortes de policiais em serviço, ficando os outros quase 5% por conta de fatalidades quase impossíveis de serem evitadas”, destaca. O oficial enfatizou ainda que com a doutrina há uma redução de 100% no número de morte de inocentes, assim como de agressores, que além de preservar vidas, livra os policiais de pesados processos e condenações que lhe cerceiam a liberdade. Desta forma, o método alcançou o reconhecimento da ONU e da Cruz Vermelha Internacional, sendo recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Estiveram presentes ao evento, além do coronel Luis Aureliano e tenente-coronel Gilmar de Araújo, comandantes do CPA-1 e 4º BPM, respectivamente, o gerente de Articulação e Integração Institucional e Comunitária, Manoel Caetano e o major Ricardo Barbosa, professor principal do curso em Caruaru. Outro convidado foi o tenente-coronel Hermes de Melo, que esteve à frente do 4º BPM e comandou os esforços para a construção do Centro de Treinamento para a Preservação da Vida na unidade caruaruense.