sexta-feira, 2 de março de 2012

TRANSNORDESTINA TERÁ SERVIÇOS OSTENSIVO E DE INTELIGÊNCIA DA PMPE


PMS irão realizar o policiamento ostensivo na Transnordestina

 

A Polícia Militar de Pernambuco participou na quarta-feira (29), em Salgueiro, a 513 quilômetros do Recife, de seminário sobre segurança patrimonial da ferrovia Nova Transnordestina. A iniciativa prevê a aproximação dos serviços de inteligência dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social - Polícias Militar e Civil - na prevenção e nos assuntos de segurança pública envolvendo a obra e suas imediações.

 

Um dos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ferrovia, que em fevereiro recebeu a visita da presidente Dilma Rousseff, vai potencializar o transporte de cargas no Nordeste ao interligar os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí por meio dos seus 1.728 quilômetros de extensão. O empreendimento ocorre a partir de aliança firmada entre a Transnordestina Logística e a Odebrecht Infraestrutura.

 

Por se tratar de uma obra com essa dimensão, o planejamento na área de segurança merece atenção redobrada. “Nosso trabalho será integrado com a Policia Civil e a Odebrecht, a partir da implementação do serviço de inteligência e um policiamento mais efetivo em áreas vulneráveis à maior número de conflitos e crimes”, disse o coronel Luciano Tenório, diretor adjunto de Operações da Polícia Militar.

 

A medida vai proporcionar mais segurança aos moradores de comunidades no entorno da ferrovia, aos colaboradores e um maior reforço na manutenção da integridade dos bens utilizados na obra, a exemplo de equipamentos, insumos, matérias-primas. “Para os órgãos de segurança pública do Estado, entender o que é a obra contribui decisivamente na sinergia entre publico e privado em busca de aperfeiçoarmos nossas ações nessa área”, afirma o gerente do projeto Aliança, Pedro Leão.

 

Durante o encontro, promovido pela Aliança formada entre Transnordestina Logística e Odebrecht Infraestrutura, os militares que atuam nos Comandos de Polícia Sertão I, situado em Serra Talhada e Sertão II, que fica em Petrolina, conheceram o trecho da construção em Parnamirim, onde viram de perto a montagem de grade da ferrovia e o avanço das obras nessa cidade.


Fonte e FOTO: CARLOS FILHO/ODEBRECHT