quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CIPCÃES COMEMORA BODAS DE OURO

SEDE da companhia fica em Dois Unidos na Zona Norte do Recife

 

O Canil da Polícia Militar foi fundado em 02 de fevereiro de 1962 e, na época, contou com um efetivo de policiais militares composto por um tenente e um cabo, além de mais três soldados e quatro cães da raça pastor alemão. Em princípio, ficou subordinado diretamente ao Comando Geral e suas instalações foram construídas em uma área onde funcionava a granja da PMPE localizada no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte da capital, ao lado do então Presídio Mourão Filho, onde permanece até hoje.

Com a ampliação do efetivo humano, o Canil passou a realizar o policiamento ostensivo no centro da cidade e no bairro do Recife - área do porto - estando subordinado ao 1ºBPM. Já em 1964, passou a ser subordinado ao 2º BPM, que embora sediado em Recife, era o responsável pelo policiamento da região da Zona da Mata e Agreste do Estado, fazendo parte da Companhia Independente de Polícia de Operações Antiguerrilha (CIPOAG), uma vez que naquele tempo havia algumas ações de guerrilha na Zona Rural.

Com a transferência da sede do 2º BPM para o município de Nazaré da Mata, o Canil voltou a subordinar-se ao 1º BPM e a partir de 1996 passou a pertencer ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), posteriormente sendo designada como uma companhia independente e denominada Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).

A CIPCães atua em revistas em todas as unidades prisionais existentes em Pernambuco, assim como em eventos realizados nas praças desportivas, na busca e apreensão de entorpecentes, entre outros tipos de ocorrências policiais, estando subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PMPE e detendo um corpo de profissionais capacitados no adestramento dos animais para o emprego policial.

Fonte: FOTO: CIPCÃES/PMPE