quinta-feira, 27 de outubro de 2011

REUNIÃO DEFINE SEGURANÇA PARA CLÁSSICO DO BRASILEIRÃO

INSTITUIÇÕES prometem jogar duro contra vandalismo das torcidas

Foi definida na manhã de hoje (27), durante reunião promovida no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, como será o esquema de segurança para o clássico entre o Náutico e o Sport no próximo sábado (29) válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol da Série B.

Estiveram presentes representantes da PMPE, Federação Pernambucana de Futebol, Dircon, CTTU, Corpo de Bombeiros Militar, dirigentes do clube alvirrubro, Juizado do Torcedor, além das diretorias das torcidas organizadas Fanáutico e Torcida Jovem.

O principal tema debatido foi a questão da proibição do acesso dos integrantes da organizada do clube rubro-negro identificados ao estádio, devido ao incidente ocorrido no último final de semana, onde a Justiça determinou a proibição da entrada em estádios de Pernambuco da Torcida Jovem até o término no brasileirão.

 

Eles estão impedidos de usaram objetos os quais identifique a torcida, como bandeiras, bonés e camisas, ficando acordado que a Polícia Militar vai escoltar a Jovem, a partir das 13h, da Ilha do Retiro até os Aflitos, através de equipes da Rádio Patrulha, CIPMotos e Regimento Montado (Cavalaria).

 

A direção foi também orientada que não será permitida durante o trajeto nenhuma manifestação, como gritos do hino da organizada, sendo exigida uma postura ordeira por parte dos torcedores. Já a Fanáutico informou que vai se concentrar a partir das 11h no perímetro existente entre o Bompreço da avenida Rosa e Silva e a avenida Santos Dumont. O Batalhão de Trânsito ficará responsável pela escolta do time alvirrubro do hotel onde está concentrado para o local da partida.

 

O Batalhão de Choque solicitou que a CTTU interdite as ruas da Angustura e Manoel Eládio de Barros, vias principais de acesso aos Aflitos, para serem interditadas já a partir das 8h, facilitando assim o fluxo dos torcedores e o trabalho da unidade no dia da partida. Já a avenida Rosa e Silva, pode ser interditada a partir das 10h.

 

Houve ainda o pedido do batalhão para a existência de uma viatura do SAMU no posto de comando montado na Igreja do Espinheiro, facilitando assim o atendimento de pessoas fora do estádio, pois sempre há necessidade e o policiamento estava precisando se deslocar com os torcedores para atendimento dentro do campo.

 

A Dircon vai disciplinar os ambulantes impedindo a venda de bebidas em vasilhames, somente sendo permitindo em latas. A PM sugeriu ao representantes da FPF que essa medida seja também realizada aos bares dos clubes, evitando assim incidentes como o quê aconteceu no jogo da Ilha, onde diversas garrafas foram arremessadas pela torcida no ônibus e nos seguranças do Sport. A federação ficou de analisar a sugestão.

 

O BPChoque vai realizar no início da tarde a primeira vistoria nos Aflitos, acontecendo uma segunda horas antes do jogo de sábado. Ficou definido ainda que cerca de 800 policiais militares serão empenhados para a segurança, envolvendo o 13º Batalhão, responsável pelo policiamento externo, e unidades especializadas, como CIPCães, BPCHoque, RPMOnt, BPTRan, CIPMotos e Rádio Patrulha.

 

MUDANÇAS – O incidente ocorrido na partida entre Sport e Goiás fez a federação definir que em janeiro de 2012 será realizado um workshop e um dos temas a serem debatidos será a segurança. A iniciativa visa criar um padrão de procedimentos durante a promoção de eventos de futebol.

 

Segundo o representante da FPF, a Polícia Militar será consultada na elaboração do manual de procedimentos e o evento acontece de 05 a 10 de janeiro, com local ainda a ser definido.

 

Outra novidade divulgada foi a data para o início do Campeonato Pernambucano de Futebol, ficando acatado para ser em 15 de janeiro. A tabela está ainda em fase de elaboração, mas ficou acertado que não serão realizado clássicos nos domingos que antecedem o Carnaval, que era uma solicitação antiga da Corporação, visando a segurança dos foliões e torcedores pernambucanos.

Fonte: Foto/Arte: Soldado Leandro Brayner/5ª EMG