sexta-feira, 21 de outubro de 2011

IBOPE: violência faz 80% mudarem hábitos

Mais da metade dos brasileiros (51%) reprovam as condições de segurança no país e pelo menos 80% da população já mudaram de hábitos diante da escalada da violência. Divulgada  pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a pesquisa do Ibope, "Retrato da Sociedade Brasileira: Segurança Pública", revela ainda que 79% presenciaram algum tipo de crime ou situação de violência nos últimos 12 meses.
A maioria dos entrevistados que disse ter mudado de hábito conta que não anda com dinheiro (63%). Outros aumentaram o cuidado para sair ou entrar em casa, na escola ou no trabalho (57%) e evitam sair à noite (54%). Embora seja minoria, 2% disseram ter comprado arma por conta da violência.
- Fica muito claro que as pessoas não estão podendo circular livremente nas suas cidades. Claramente, a violência está impactanto na mobilidade e na maneira de os cidadãos se relacionar com a cidade - disse o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.
Já entre os entrevistados que presenciaram alguma situação de violência ou algum crime nos últimos 12 meses, 67% disseram ter visto alguém usando drogas na rua, 51% afirmaram que presenciaram a polícia prendendo alguém e 41% viram uma pessoa sendo agredida. Segundo a pesquisa, 8% viram alguém sendo assassinado no período mencionando.
As Forças Armadas e a Polícia Federal são as instituições consideradas mais eficientes pela população, com aprovação de 63% e 60% respectivamente. Como o levantamento levou em conta todos os órgãos que servem a comunidade em assuntos de segurança pública, o Congresso ficou na lanterna nesta avaliação, com a aprovação de apenas 23% dos entrevistados.
- A PF tem feito várias ações contra a corrupção e isso, provavelmente, levantou essa percepção de eficácia. Fica um discurso do tipo a PF prendeu e a Justiça soltou - explicou Fonseca. A pesquisa foi realizada entre 28 a 31 de julho e ouviu 2.002 pessoas.
Fonte: O Globo