sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Segurança pública é discutida em Cupira


Com o objetivo de manter decrescente a curva da criminalidade no Estado, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, e toda cúpula da segurança estadual, participou na noite de ontem (03) de uma audiência pública, na Câmara de Vereadores da cidade de Cupira, distante 167 km da capital pernambucana.
A abertura foi realizada pelo prefeito do município, Sandoval Luna, que enfatizou o momento ímpar na história da cidade e a oportunidade de discutir a segurança da cidade. “Agradecemos o apoio do Governo do Estado, através da SDS, em traçar novas metas e iniciar uma nova história para nosso povo. Estamos dispostos a colaborar com a tranquilidade e reduzir a violência em Cupira.”, disse.
Presente ao evento, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa, na ocasião representando o Governador Eduardo Campos, ressaltou o comprometimento do governo com a qualidade de vida dos pernambucanos. “Estamos aqui para anunciar providências que vão melhorar o dia a dia de todos vocês e garantir a segurança da população”, afirmou.
Após as palavras do prefeito, o secretário de Defesa Social, anunciou medidas que vão colaborar no combate à criminalidade no município. “Vamos ativar o plantão policial da Polícia Civil, que vai beneficiar não só Cupira, mas outras cidades da região. Ainda vamos reativar o Grupo de Apoio Tático itinerante – GATI e manter uma equipe da Companhia Independente de operações em Área de Caatinga – CIOSAC na cidade”, afirmou e foi bastante aplaudido pelos presentes.
A implantação da patrulha rural no município também foi anunciada pelo secretário. “Vamos disponibilizar uma viatura 4X4 para facilitar a atuação da polícia nos locais de difícil acesso. Essas ações não são promessas, é um compromisso deste secretário com o povo de Cupira”, complementou.
Na oportunidade, o secretário Executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho, apresentou um balanço do Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto Pela Vida para a população cupirense, uma política pública construída com a sociedade em articulação permanente com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Assembleia Legislativa, os municípios e a União.
A partir de planejamentos e métodos de gestão, do monitoramento, da avaliação de metas e resultados, a criminalidade em Pernambuco, tem decrescido. Ao término do mês de julho, o Estado acumulou uma redução significativa na taxa de homicídios. No período de dezembro de 2006 a julho de 2011 a redução alcançada foi de 27,64%. Expresivo também foram os números obtidos na Capital 40,65% e na Região Metropolitana 37,84% atingindo dessa forma os menores níveis de toda série histórica.
Também foi ressaltado pelo secretário de defesa Social, o aumento na apreensão de drogas em Pernambuco. “Intensificamos nossas operações e estamos conseguindo aumentar de maneira significativa as apreensões de crack, cocaína e maconha, por exemplo. Apenas no primeiro semestre, a Operação Crack já debelou 1.979 pontos de venda de drogas no Estado”, completou.
Para Damázio, o combate à criminalidade não se faz apenas de forma repressiva. “Estamos trabalhando na prevenção social. Através da Gerência de Prevenção e articulação Comunitária – GPAC realizamos ações integradas, ministramos palestras e levamos cidadania aos pernambucanos”, reforçou. Preocupado com o avanço das drogas, o comandante do 4º BPM, sediado em Caruaru, Gilmar Araújo, anunciou a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd nas escolas do município. “Pedimos o empenho dos gestores da educação, dos professores e da família na luta contra o avanço das drogas”, ratificou o oficial.
Feirante e morador de Cupira, Marcelo Ricardo dos Anjos, elogiou as medidas anunciadas durante a audiência pública. “Tenho fé que essas ações vão surtir efeito. Precisamos voltar a tranquilidade que tínhamos em nossa cidade. Perdi vários clientes que passaram a evitar os dias de feira com medo dos assaltos”, lamentou. A dona de casa Luíza Belarmina de Souza acredita no trabalho realizado pelas polícias e diz está confiante na redução dos crimes. “Ouvi as novidades, o reforço no policiamento, com essas mudanças vamos voltar a ter paz em nossa cidade”, disse.
Após a implantação das novas ações da Secretaria de Defesa Social, através de seus Órgãos Operativos na cidade de Cupira, ficou acertada uma nova audiência pública, no mês de novembro para avaliar os resultados e, se necessário implantar outras medidas, dando continuidade ao trabalho de combate a violência através de ações de repressão qualificada e de prevenção social.
Também estiveram presente o Comandante Geral da PMPE, coronel Tavares Lira; o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Eduardo Casa Nova; o Chefe Geral da Polícia Civil, Manoel Carneiro; os Diretores Gerais de Operações da PMPE e do CBMPE, coronel Éden Vespaziano e Daniel Ferreira, respectivamente; o promotor de justiça da cidade de Panelas, Ernando Jorge; além de vereadores e políticos da cidade, comandantes e delegados do município e região, dentre outras autoridades civis e militares. Como também a população cupirense que lotou a Câmara de Vereadores e participou da audiência pública em prol da segurança.