terça-feira, 9 de agosto de 2011

IV EDIÇÃO DO PRÊMIO NAÍDE TEODÓSIO SELECIONA TRABALHOS

PRÊMIO é inspirado no avanço da mulher na sociedade mundial
Estão abertas as inscrições até 05 de setembro, gratuitamente, para seleção para o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, promovido pela Secretaria da Mulher (SecMulher) com apoio da Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia (SECTEC), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) e Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).
O concurso é destinado aos estudantes do ensino médio, graduação, pós-graduação e professoras e professores do ensino médio, apresentar redações, artigos científicos, relatos ou projetos de experiência pedagógica e roteiro para documentário de curta metragem digital.
O formulário para inscrição está disponível no endereço http://agil.facepe.br/, e nas Gerências Regionais de Ensino da Secretaria de Educação do Estado. A lista dos premiados e premiadas será divulgada a partir de 24 de outubro do corrente no Diário Oficial do Estado de Pernambuco e nos sites: www.facepe.br e www.secmulher.pe.gov.br.
O objetivo é estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade, por meio de pesquisas e estudos que busquem contemplar as dimensões de classe social, raça, etnia e geração das mulheres em Pernambuco.
Os temas referente ao concurso é Violência doméstica e sexista; Inserção das mulheres nos espaços de poder; Mulher e meio ambiente; Patriarcado: educação e cultura; Agricultoras familiares e reforma agrária; Gênero e saúde; Sexualidade e gravidez na adolescência; A participação da mulher negra na formação da sociedade pernambucana; A participação da mulher indígena na formação da sociedade pernambucana; Gênero e práticas esportivas em Pernambuco; Gênero e ciência em Pernambuco; O protagonismo da mulher idosa na sociedade pernambucana. Todos os trabalhos premiados serão publicados no Livro do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – Ano IV