quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cúpula da Segurança do Ceará conhece atuação das polícias pernambucanas


Num encontro de quase três horas, as delegações da segurança pública dos Estados do Ceará e de Pernambuco discutiram estratégias operacionais para atuarem nos 220 quilômetros de fronteiras entre os dois estados no combate ao tráfico de droga e aos crimes organizados. A visita aconteceu na tarde desta terça-feira (12), na Secretaria de Defesa Social – SDS, quando o secretário Wilson Damázio recebeu o secretário de Segurança do Ceará, Francisco Bezerra, o Comandante da Polícia Militar daquele Estado, coronel Werisleik Matias, o Superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos Dantas e o Diretor de Inteligência, major Cícero Lopes.
O objetivo da vista foi trocar informações e experiências visando combater a criminalidade organizada nas divisas dos Estados. Na ocasião foi apresentado o planejamento da Operação Divisas, deflagrada no ano passado em razão do lançamento do Plano Estadual de Combate ao Crack, pelo governo do Estado. “Observamos que além das drogas, principalmente o crack, tínhamos também o tráfico de armas e o cumprimento de mandados de prisões. Essa mobilidade das quadrilhas que assaltam nos estados do nordeste merece atenção especial e é uma satisfação receber a comissão do Ceará”, destacou. Wilson Damázio, da SDS.
O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Francisco Bezerra, falou da satisfação em conhecer a atuação da segurança pública de Pernambuco. “Vimos aqui interagir e compartilhar experiências e estratégias operacionais e informações de inteligência para que possamos coibir as ações das quadrilhas organizadas que vem atuando nas regiões interioranas dos nossos estados”, destacou.

De acordo com Francisco Bezerra, cada Estado já tem um posicionamento estratégico inerente a cada doutrina, mas a intenção é que essas doutrinas interajam de forma una para que numa só ação, direcionada para esse combate, traga um resultado mais rápido e dinâmico. “Às vezes detemos uma informação e por mantermos apenas em nossa poder, quando na realidade, se compartilharmos com maior agilidade, as quadrilhas poderiam ser identificadas de forma mais agis e serem responsabilizadas pelos crimes que cometem”, explica.
Avaliação – O secretário do Ceará avaliou o encontro como extremamente positivo, uma vez que se estreitou relações que facilitam a delimitação de estratégias que venham a agilizar o combate as ações criminosas nas divisas dos dois Estados.
Para ele, compartilhar informações e ações de inteligências poderá gerar operações integradas nas zonas de divisas. “Isso é um facilitador porque muitas vezes os criminosos que atuam nos estados, a rota de fuga é para os territórios vizinhos. É preciso que essa debandada dos criminosos que cometem esses delitos seja debelada. È preciso que eles percebam que os Estados possuem o poder e que todos estão irmanados nessa luta”, pontuou.
Damázio, assessorado pelo Comandante Geral da PM, Coronel Tavares Lira, do Chefe Geral da Polícia Civil Manoel Carneiro e dos diretores de operações das duas instituições, coronel Éden Vezpaziano e Osvaldo Morais, além do gestor do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais – Depatri, Antônio Barros e do gestor do Departamento de Inteligência Romano Costa, enumerou todos os projetos desenvolvidos pela SDS. Falou do Plano Estado – Pacto Pela Vida, das metas alcançadas na redução da criminalidade, na forma de atuação integradas dos órgãos operativos.
Atentos a comitiva da segurança do Ceará tiraram dúvidas e fizeram anotações. Francisco Bezerra pretende levar as experiências exitosas para seu Estado. “Tudo que é sucesso em segurança pública é bem vindo. Os projetos, que foram debatidos não só nas divisas, mas os programas de redução da criminalidade, o pagamento de incentivos de desempenho dos policiais, da classificação de zona de sucesso, tudo são motivos de avaliação nossa que poderá ser aplicado em nosso Estado”, garantiu.
Ao final ficou acertada a participação da comitiva cearense em uma das reuniões do Pacto Pela Vida, que deverá acontecer na cidade do Salgueio – Sertão Pernambucano.
A Operação Divisa vem sendo realizada em dez pontos de bloqueios em toda divisa do Estado, através das principais unidades especializadas da Polícia Militar, Polícia Civil e setor de Inteligência. Cerca de 216 policiais atuam semanalmente na operação. Até o final do ano estão previstas a realização de 250 intervenções nos municípios de Goiana, Quipapá, Xexéu, Caruaru, Orobó, Araripina, Petrolina, Itaíba, Santa Cruz do Capibaribe, Bom Conselho e São José do Egito.
O objetivo é aumentar o controle das estradas do Estado, principalmente quanto ao tráfico de drogas; proporcionar visibilidade e sensação de segurança através da presença dos policiais; incrementar o quantitativo das apreensões de drogas e cumprir mandados de prisões através da Operação Malhas da Lei.
Fonte : Secretaria de Defesa Social.