sexta-feira, 8 de julho de 2011

COMANDANTE DOS TEMPOS DO CANGAÇO FOI TEMA DE PALESTRA

AUDITÓRIO lotado para conferir
palestra sobre o Major Ferraz
Dois auditórios da Academia Brasileira de Letras ficaram lotados durante o 2º Seminário “Brasil, brasis” realizado no último dia 26. Um público composto por dezenas de acadêmicos, personalidades do mundo político, empresarial e da cultura, além de estudantes do Ensino Médio  e universitários assistiu a quatro palestras, sendo uma delas da professora Vera Ferreira - neta de Lampião e Maria Bonita - vinda diretamente de Aracaju e do escritor Geraldo Ferraz - neto do major reformado da Polícia Militar de Pernambuco Theophanes Ferraz.
Ferraz foi o comandante das tropas contra o cangaceirismo e chefiou a luta contra Lampião e seu bando no estado. O oficial faz parte dos 186 anos da História da Corporação.
Na opinião do neto de Ferraz, a ABL fez história em promover a mesa de discussões sobre o tema ‘O Cangaço e a Literatura em ciclo histórico’. "A Academia está fazendo história ao reunir num debate os dois netos famosos com duas visões distintas, mas o mesmo interesse em torno da veracidade dos fatos", declarou Geraldo.