domingo, 5 de junho de 2011

36ª CORRIDA GUARARAPES DE PEDESTRIANISMO

Centenas de corredores profissionais e amadores coloriram as ruas do Recife durante a 36ª Corrida dos Guararapes de Pedestrianismo, que aconteceu na manhã deste domingo (05) em comemoração aos 186 anos de fundação da Polícia Militar de Pernambuco, a serem completados no próximo dia 11. A tradicional prova do calendário estadual de pedestrianismo teve a largada e a chegada no Campo do Quartel do Comando Geral, no Derby, com um percurso de 10 Km.
Os destaques foram os corredores Cícero Vieira com a marca de 30min55seg, conquistando o primeiro lugar na categoria principal masculino, e Mary Emannuela que cravou 36min49seg, na prova feminina. Já na categoria militar masculino, sagrou-se campeão Carlos Batista, 50 anos, com o tempo de 36min56seg e na feminina militar o lugar mais alto no pódio foi ocupado por Milena Bezerra, 26 anos, com o tempo de 47min24seg.
O Centro de Educação Física e Desportos da Corporação (CEFD) organizou a prova e prestou uma homenagem ao ex-corredor pernambucano, José João da Silva, que entre outros títulos obtidos, conquistou o bicampeonato da Corrida de São Silvestre e o 1º lugar nos Jogos Panamericanos. João da Silva recebeu o Discóbolo de Miron das mãos do chefe do Estado Maior da PMPE, coronel Carlos Feitosa.
Para o coordenador da 36ª Corrida dos Guararapes, major Jorge de Araújo, é uma grata satisfação organizar o evento que reúne atletas profissionais e amadores cultuando a prática esportiva e os cuidados com o bem-estar.
Por já ser uma prova oficial do calendário nacional do Atletismo, a maior vitória já foi conquistada antecipadamente para o desporto pernambucano, conforme declarou ele. “Conquistamos através da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) que a Corrida dos Guararapes de Pedestrianismo a partir do próximo ano passe a integrar o calendário internacional de corridas de rua, servindo ainda como ranking aos atletas profissionais”, afirmou o oficial.
CORRIDA – A prova começou após ser acesa a Pira Olímpica, que foi conduzida pelo ex-corredor João da Silva e pelo sub-tenente da PM Marivaldo Gonçalves. Pontualmente, às 08h foi dada a largada da categoria feminina e em seguida houve a da categoria masculina. Após meia hora de prova, chegou o primeiro corredor.
Os destaques foram ainda os dois últimos corredores, tanto no masculino, quanto no feminino, sendo aplaudidos por todos os atletas pela garra e perseverança, sendo Aílton Rodrigues, 73 anos, conhecido também como ‘Pai’ e Maria do Carmo Queiroz, a dona Carminha, de 76 anos, que receberam as medalhas de participação das mãos do coronel Carlos Feitosa e do torcedor rubro-negro Zé do Rádio.
O encerramento se deu com a apresentação da Banda de Música da Corporação, a Capitão Zuzinha